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sexta-feira, 5 de julho de 2013

O que é um banner?


O que é um banner?

Nos últimos anos, a maioria de nós ouviu falar sobre todo o dinheiro que a Internet gera. Este novo meio de educação e entretenimento revolucionou a economia e trouxe sucesso a muitas pessoas e empresas. Mas de onde vem todo esse dinheiro? Há várias maneiras de um site fazer dinheiro, mas uma das principais fontes de rendimento é a propaganda. E uma das formas mais populares de propaganda na Internet é o banner.
O banner é simplesmente um tipo especial de link de hipertexto.Um pouco de código HTML instrui o servidor a trazer uma determinada página da web assim que um usuário clica em um pedaço do texto. Os banners são, em essência, a mesma coisa. No entanto, ao invés de texto, o link aparece como uma caixa contendo imagens (geralmente com elementos textuais) e animação.
Por causa de seu elemento gráfico, um banner é de certa forma parecido com um anúncio que você veria em uma publicação impressa, como um jornal ou uma revista, com a grande diferença que consegue trazer um cliente em potencial diretamente para o site do anunciante. Isto é algo como encostar em um anúncio impresso e ser teletransportado imediatamente para a loja do anunciante! Um banner também se diferencia de um anúncio impresso por sua capacidade dinâmica. Ele fica em um lugar da página, assim como um anúncio de revista, mas ele pode ter múltiplas imagens, incluir animações e mudar de aparência de várias outras formas.
 
Tipos de banners
Assim como os anúncios impressos, os banners aparecem de várias formas e tamanhos. O IAB, Internet Advertising Bureau especifica oito tipos diferentes de tamanho, de acordo com as dimensões em pixels. Um pixel é a menor unidade de cor usada para fazer imagens em um computador ou em uma tela de televisão. Os tamanhos padronizados de banners do IAB são:

 

O full banner (468 x 60) é com certeza o mais popular, mas você encontra todas estas variações pela web. Estes não são todos os tamanhos e formatos de banner, mas são uma boa representação dos banners mais comuns. Não há padrão universal para o tamanho do arquivo dos banners, mas a maioria dos sites impõem seus próprios limites, geralmente algo entre 12 Kb a 16 Kb. Isto ocorre porque os banners aumentam o tamanho total do arquivo da página em que eles aparecem, influenciando o tempo que ela leva para ser carregada.
Como você provavelmente já notou enquanto navega na Internet, os conteúdos gráficos variam consideravelmente nos banners. Os mais simples apresentam apenas um GIF estático ou uma imagem JPEG, com um link para a página do anunciante. Mais comuns são os GIFs animados, que mostram várias imagens diferentes em sucessão, às vezes para criar o efeito de movimentos animados. Existem também os banners de mídia rica - anúncios que usam áudio, vídeo, ou programação de Java e Shockwave. Estes banners geralmente têm um tamanho maior, mas são muitas vezes interativos.

 
Objetivos do banner :


Os anunciantes geralmente esperam que o banner atue em diferentes níveis. O ideal é que o visitante do site onde está o anúncio clique no banner e vá ao site do anunciante. Neste caso, o banner trouxe ao anunciante um visitante que ele não teria conseguido de outro modo. Se além disso, este visitante comprar algo, então o banner cumpriu sua função com honras. Por outro lado, se não houver click-through, os anunciantes esperam que o visitante pelo menos veja o banner, e de alguma forma o registre em sua mente. Isto pode significar que o visitante perceba conscientemente o conteúdo de um banner e decida visitar o site do anunciante mais tarde, ou que ele apenas capte-o, mas saiba sobre o produto ou serviço do anunciante.
Este segundo efeito da propaganda é conhecido como branding. Todos já experimentamos os efeitos do branding. Digamos que você veja toda hora a propaganda de uma marca X de cola. As propagandas não parecem lhe afetar - você não pula do seu sofá pra ir comprar a marca X - mas quando você está na loja comprando uma cola, elas podem afetar a sua escolha. Se você não tiver outra razão para escolher um certo tipo de cola, provavelmente vai levar uma que já é familiar pra você, a marca X, mesmo que você esteja familiarizado apenas pela propaganda.
Então, há várias maneiras de um banner ser bem sucedido. Conseqüentemente, há várias maneiras de se medir o sucesso de um banner. Os anunciantes observam:
cliques/click-throughs: o número de visitantes que clicou no banner. Os sites quase sempre vendem espaço para banner a uma base de custo por clique (CPC);
visualizações de página: também chamado impressões de página, este é o número de vezes que uma determinada página da web foi solicitada ao servidor. Os anunciantes estão interessados nas visualizações de página porque elas indicam o número de visitantes que poderiam ter visto o banner. Apesar de não medirem a eficácia de uma campanha de branding, elas certamente medem quantos visitantes foram expostos a ela. A maneira mais comum de se vender espaço para banner é pelo custo por mil impressões, ou (CPM);
taxa de click-through (CTR): descreve a proporção entre visualizações de página e os cliques. É descrita como a porcentagem total de visitantes de uma determinada página que realmente clicaram em um banner. A taxa normal de click-through é algo abaixo de 1%, e taxas de click-through significativamente maiores que essa são muito raras;
custo por venda: medida de quanto dinheiro é gasto em propaganda para se fazer uma venda. Os anunciantes usam meios diferentes para calcular isto, dependendo do anúncio e do produto ou serviço. Muitos anunciantes acompanham as atividades dos visitantes usando cookies. Esta tecnologia permite ao site que combine o histórico de compras com informações de como o visitante chegou ao site.
Medidas diferentes são importantes para anunciantes diferentes, mas a maioria deles considera todos estes elementos ao julgar a eficácia de um banner.
 

 

 
 

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